Braço do Trombudo completou 30 anos em setembro

Publicado em 10/10/2021 às 17:09 - Atualizado em 10/10/2021 às 17:09

Braço do Trombudo completou 30 anos em setembro

a festa foi realizada no Centro, no domingo

O município de Braço do Trombudo comemorou 30 anos de emancipação político-administrativa no domingo (26). A festa, com apresentações culturais, foi transmitida pelo Facebook.

A Festa da Integração Cultural foi feita de uma forma diferente. O evento, que serviu um feijoada gratuita, serviu para festejar mais um ano de conquistas da cidade.

“O meu agradecimento aos agricultores, trabalhadores da indústria, empresários e funcionários da Prefeitura. Parabéns”, ressaltou o prefeito de Braço do Trombudo, Nildo Colorido.

Em 1921 Braço do Trombudo recebeu alguns pioneiros, vindos de Blumenau e regiões vizinhas, e que se aventuraram subindo as margens do rio Itajaí-Açu. As primeiras famílias desbravaram terras através de precárias trilhas entre as matas.

Nesta época já havia ligação entre o planalto serrano e o litoral catarinense que passava por Braço do Trombudo, por estradas precárias, sendo inicialmente feito o transporte em lombo de animais, depois por carroceiros, até a chegada dos primeiros caminhões, que faziam suas paradas nos pontos estratégicos - km 10, km 15, km 20 e Serril.

Braço do Trombudo possuía pequenas agroindústrias (amido de mandioca) cerâmicas e serrarias. Na década de 1970 começou a desenvolver-se quando da criação de indústrias do setor metal-mecânico (fixadores, parafusos, balanças, etc) mantendo ainda o setor cerâmico e moveleiro, que levou a seu desenvolvimento e à busca pela emancipação política.

O município foi emancipado através da Lei Estadual n.º 8.355, de 26 de setembro de 1991 e sua instalação oficial deu-se em 1 de janeiro de 1993 sendo desmembrado do município de Trombudo Central, mas pertencendo àquela comarca. Seu primeiro prefeito eleito foi Ervino Vermoelhen.