---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?


COMUNICADO - Secretaria de Agricultura

Publicado em 06/05/2020 às 16:58 - Atualizado em 06/05/2020 às 16:58

A Secretaria da Agricultura da Prefeitura de Braço do Trombudo comunica que as atividades de GTA e identificação bovina agora são realizadas pelo Icasa - instalado junto ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais. O atendimento será feito todas as terças e quintas. Mais informações: (47) 3547-0354.

A identificação individual dos animais dentro do sistema de produção, além de favorecer os produtores com informações de desempenho destes é uma ferramenta de manejo, usada para aumentar a eficiência do sistema melhorando assim sua produtividade. A identificação dos animais é considerada o primeiro passo para o sistema de registro de informações de confiança.

Quanto mais cedo a identificação começar, melhor. Além disso, cada animal deve ter seu próprio código. Isso parece simples, mas a equipe deve estar treinada para fazer o manejo no local correto e com bons equipamentos, sem estresse nem sofrimento desnecessário aos animais.

A identificação não pode ser um processo feito às pressas. É necessário planejar a ação, para que a marca – seja feita por tatuagem, brinco ou a fogo – seja duradoura. A equipe deve ter tarefas delegadas – conter, fazer a marcação, cuidar do material –, para que o manejo seja o mais racional possível. A pressa pode borrar a marca, rasgar a orelha ou deixar o brinco cair.