---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?


Braço do Trombudo divulga ações no Dia do Meio Ambiente

Publicado em 05/06/2019 às 08:55 - Atualizado em 05/06/2019 às 08:56

Divulgar, manter e aprimorar a coleta seletiva do lixo no município. Estas são algumas ações que a Prefeitura de Braço do Trombudo realiza para chamar a atenção dos moradores sobre a necessidade da reciclagem. Nesta quarta-feira, dia 5 de junho, é lembrado o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Em Braço do Trombudo a coleta seletiva do lixo é feita nas terças e sextas-feiras na área urbana e em expansão urbana. Na área rural o recolhimento é feito nas quartas-feiras - uma semana sim e na outra não. Todo material recolhido é classificado em reciclável (metal, plástico, papel e vidro); orgânico (alimentos, folhas e restos de varrição) e não-reciclável (papel higiênico, guardanapo e fraldas). Se o morador tem um outro tipo de lixo ele precisa buscar informações sobre os pontos de coleta.  

Em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, na Suécia, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Mundial do Meio Ambiente. Este evento tinha como principal objetivo chamar a atenção de toda a população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que até então eram considerados inesgotáveis. A data é muito importante para conscientizar sobre a relevância e responsabilidade de cuidarmos do planeta.

No Brasil, a exploração descontrolada e insustentável de nossos recursos naturais faz parte de nossa história e levou à destruição de 97% da Floresta com Araucárias, ao colapso dos estoques da sardinha brasileira na costa Sul-Sudeste em mais de 75%, à destruição total dos solos do Vale do Paraíba do Sul pela cultura do café sem curva de nível etc. Naturalistas brasileiros já denunciavam a destruição dos recursos naturais no período colonial e durante o império.